/ Revistas / Artigo /

Vitória da Conquista

Peritos emitem laudo sobre concreto empregado na construção do Disep
Data: 01/01/2005 Revista > Edição 10 > Pag. 6

O rompimento de uma laje estrutural de piso possibilitou, em julho deste ano, a fuga de presos no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, causando preocupação à direção da unidade penitenciária quanto à adequação do material usado na construção das celas. Solicitada para fazer uma perícia técnica no prédio, a inspetoria do Crea em Conquista designou uma equipe para averiguar se a resistência do concreto empregado na construção correspondia ao valor determinado no projeto estrutural, que equivalia a 200 kg por centímetro quadrado.

A dureza do concreto foi medida em diversos ensaios baseados nos parâmetros estabelecidos pela NBR 7584/93, considerando as variações causadas pelo revestimento com piso de alta resistência e pela presença de umidade na superfície. "O material se encontrava abaixo do especificado em alguns pontos, mas a diferença não era suficiente para possibilitar o rompimento da laje sem o uso de equipamentos apropriados", explicou o inspetor local, Leandro Fonseca. Formado em engenharia civil, ele acompanhou toda a perícia e destaca a disponibilidade do Crea para auxiliar nessas questões.

Apesar de não estarem relacionados com a fuga, os pontos com dureza inferior ao determinado no projeto foram reforçados para que se enquadrem nas especificações. Com a comprovação de que o concreto não poderia ter sido quebrado com utensílios domésticos ou outros objetos aos quais os presos normalmente teriam acesso, o laudo técnico dá subsídios para que a vigilância seja reforçada. Os peritos também alertaram sobre a possibilidade de outras fugas. A conclusão se deve à observação de que os custodiados têm usado os candeeiros para aquecer o teto, o que pode provocar o enfraquecimento do concreto por craqueamento.

À disposição do coordenador do Disep e da comunidade de Vitória da Conquista para os auxílios técnicos necessários, Fonseca recomendou, através do laudo pericial, que as inspeções internas sejam realizadas a cada oito dias para que processos de rompimentos gradual ou fragilização do concreto sejam detidos antes de concluídos.

Engenheiro no executivo
Inspetor-chefe de Brumado assume prefeitura

O engenheiro civil Eduardo Vasconcelos é o novo prefeito de Brumado (sudoeste da Bahia). Candidato pelo Partido Liberal, o inspetor-chefe do Crea-BA naquele município obteve 57,54% do total de votos, contra 40,56% do seu adversário, o médico Geraldo Azevedo (PMDB). "Ganhei a eleição numa campanha marcada pelo corpo a corpo com o povo", diz o novo prefeito.

Entre as prioridades do engenheiro estão a saúde da população e a abertura de novos postos de trabalho. De acordo com seu programa de governo, logo no início da gestão deverá ser colocado em prática o Plano de Ação Municipal, que prevê a implantação de postos de saúde nos bairros. "Enquanto Vitória da Conquista atende mais de um milhão de pessoas, pretendemos descentralizar esse atendimento", compara. Com a ajuda do governo federal, a meta é implantar 15 novos postos.

No campo do emprego, a política será focada na instalação de novas empresas na cidade. A expectativa é atrair investimentos com ênfase no setor calçadista. "A escassez de mão-de-obra no Sul do país transforma o Nordeste numa região atrativa. Vamos estimular esse processo", explica.

Como não poderia deixar de ser, o incremento às obras e serviços também está na linha de frente da nova administração. A construção da Barragem de Cristolândia e a urbanização do bairro São Jorge, considerado um dos mais carentes, devem se tornar realidade. Vasconcelos explica ainda que não são poucos os problemas enfrentados pelos mais de 63 mil moradores de Brumado. A cidade sofre com a falta de um sistema de condicionamento de trânsito. A inexistência de sinaleiras, por exemplo, é a causa de inúmeros acidentes. "Iremos municipalizar as ações de trânsito", promete o engenheiro.

Edição 44 | 2013