A DIRETORIA
O Crea-BA é uma autarquia federal, criada pela Resolução Nº 002 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O presidente é eleito pelo voto direto dos profissionais registrados no Conselho, para um mandato de três anos. Sua diretoria é composta por 7 conselheiros indicados (anualmente) pelas entidades de classe e instituições de ensino das diversas profissões da área tecnológica.
O PLENÁRIO
Instância máxima do Conselho, cabe a ele deliberar sobre questões referentes a interface entre as Câmaras Especializadas e sombreamentos profissionais. As vagas são proporcionais ao número de profissionais (por modalidade) registrados e em dia com o Crea-BA.
CÂMARAS ESPECIALIZADAS
A análise e a padronização dos procedimentos profissionais em diferentes áreas são feitas pelas Câmaras Especializadas do Conselho. Esses fóruns internos são responsáveis pela emissão de pareceres técnicos sobre uma variada gama de assuntos pertinentes às modalidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea, a exemplo dos julgamentos de infrações e/ou processos de ética.
O Crea-BA dispõe de oito câmaras:
Agronomia
Agrimensura
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Geologia e Engenharia de Minas
Engenharia de Segurança do Trabalho