X
Acesso aos Serviços

página / Institucional /CREA-BA

Revista 35

Data: 05/05/2011 Revista > Edição 35 Controle e legado social

 

A reportagem de capa da Revista Crea-BA nº 35 revela dentre outros fatores a importância do planejamento e do controle social para obtenção de conquistas futuras. Ao abordarmos o monitoramento das ações para a realização da Copa 2014 estamos trazendo à tona aspectos importantes a serem observados principalmente quando nos referimos à “coisa pública”.
Desde o anúncio da realização da Copa de 2014 no Brasil, o Sistema confea/Crea buscou de forma integrada levantar a infraestrutura das 12 cidades apontadas como possíveis subsedes para os jogos. A viabilização dessa intenção veio na forma do evento Confea/Crea em Campo  que, entre os meses de março  e junho, realizou nas cidades-sedes o monitoramento das ações/projetos  previstos e aqueles efetivamente realizadas de acordo com as regras estabelecidas pela FIFA.  Em Salvador, essa verificação se deu em dois momentos. No primeiro deles  uma FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) vistoriou as obras da Arena da Fonte Nova e o Metro de Salvador, equipamentos considerados imprescindíveis para a realização da Copa.  Dentre os itens observados por técnicos de diferentes órgãos (Crea, Sucom, Ipac, Sinaenco, Sinduscom) estavam exatamente o cumprimento dos prazos, os  licenciamentos ambiental e de impacto de vizinhança exigidos e também o andamento dos processos de licitação para as contratações previstas.
Num segundo momento, o Seminário Acompanhamento das Ações da Copa em Salvador  mostrou a conclusão da FPI e ao mesmo tempo abriu espaço para o debate entre os responsáveis pela organização da Copa, em Salvador, e demais órgãos técnicos e de controle.
Resultado: chegamos à conclusão de que entre as intenções previstas e o que está em andamento existe um longo caminho a ser percorrido e , principalmente, não está claro o efetivo legado que o campeonato deixará para a cidade de Salvador.

Boa leitura!

Jonas Dantas
Presidente
 

 
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 66

Edição 66 | 2019


outras edições