Baianos ganham prêmio por inovação em tecnologia metroferroviária

O projeto Barras de Proteção para Metrôs e Trens Metropolitanos recebeu menção honrosa durante a 15ª Edição Internacional - Negócios nos Trilhos, em São Paulo

29/11/2012

Um sistema de automação inovador chamado Barras de Proteção para Metrôs e Trens Metropolitanos recebeu menção honrosa do Prêmio UBM de Tecnologia Metroferroviária, no início de novembro, durante a 15ª Edição Internacional - Negócios nos Trilhos, em São Paulo.

Desenvolvido pelos baianos João Marques (tecnólogo de petróleo e gás), Álvaro Lessa (inventor e projetista) e Daniel Santos (metalúrgico), o invento foi escolhido entre mais de 30 projetos de renomadas empresas do segmento metroferroviário de todo o País.

De acordo com João Marques, o sistema consiste na aplicação de barras de proteção, com o objetivo de manter os passageiros dentro dos limites de segurança, evitando assim acidentes nas plataformas das estações durante o embarque ou desembarque. “Os acidentes em estações são rotineiros. Sem a proteção adequada eles são mais freqüentes e esperamos que Salvador seja a primeira cidade a usar este equipamento”, afirma.

Ainda segundo Marques, o próximo passo é o desenvolvimento de um protótipo, com o apoio do Centro de Empresas Nascentes (Cena), uma incubadora de empresas de base tecnológica vinculada à Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O intuito dos desenvolvedores é apresentar a invenção à Companhia de Transporte de Salvador.

A apresentação em São Paulo despertou o interesse dos representantes da empresa japonesa Kyosan Eletric, da Pintsch Bamag, da Dinamarca e outras duas da Alemanha e Espanha. “Na oportunidade, também fomos convidados a participar em 2013, de uma feira internacional que será realizada em Indianápolis, nos Estados Unidos”, completa.

Premiados – Além do trabalho dos baianos merece destaque o Sistema Automatizado de Lubrificação de Canoas – Pantolub, de Renato Ribeiro da Silva, do Centro Formação Profissional Eng. James Stewart . Renato foi o primeiro colocado no Congresso e recebeu o prêmio das mãos do ministro dos Transportes, Paulo Passos.  Em segundo lugar ficou a Proposta de Aplicação do Método de Análise de Confiabilidade do TUE Série 4400 - CPTM, de Aguinaldo Milan e outros.

Já o Metrô-Rio conquistou dois prêmios com Painéis do Teto de Carros Metroviários e Dispositivo para Içamento de Vagão, ambos de Welington Nascimento, além do projeto de Maurício Sotero, da Ferrovia Centro Atlântica: Aumento da Confiabilidade de Prospecção de Via Permanente Utilizando o PDCA.

Tendências - A Feira Negócios nos Trilhos reúne as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e é cenário para lançamentos das grandes novidades e tendências desenvolvidas pelo setor metroferroviário.

O Congresso foi promovido pelas principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (Antf) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).

Arivaldo Silva

Fonte: Asscom Crea-BA