Aprogeo apresenta balanço anual e traça metas para 2013

Durante o evento, o professor de Geografia da Uefs, Martonio Sacramento abordou questões relativas ao impacto ambiental

19/12/2012

Apresentar o balanço das ações desenvolvidas em 2012, definir para o próximo ano, prestar contas aos profissionais registrados e demonstrar as consequências dos impactos ambientais na vida urbana foram os objetivos da assembleia realizada pela Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo-BA), na terça-feira (18), no auditório do Crea-BA.

Fundada há pouco mais de dez meses, em 07 de fevereiro de 2012, a Aprogeo-BA surgiu com o objetivo de organizar a categoria, representá-la junto ao Sistema Confea/Crea e ampliar o reconhecimento do geógrafo, que tem suas atribuições pouco conhecidas pelos órgãos de planejamento na Bahia. O geógrafo é o profissional cuja área de atuação está entre a natureza e a sociedade e tem habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições.

De acordo com o presidente da Aprogeo, geógrafo Daniel de Albuquerque, a associação está fazendo um mapeamento para saber onde estão e quem são os geógrafos na Bahia, com o intuito de ampliar a base de profissionais registrados. “Estamos no processo de arrumar a casa. Temos que ser fortes, pois só através do fortalecimento das associações é que poderemos melhorar nossas condições de trabalho. E para isso temos o apoio de entidades como o Confea, o Crea, a Mútua e a Aseab”, explica Albuquerque.

A assembleia aprovou a proposta para cobrança da anuidade, entre os meses de março a maio, com o prazo encerrando no dia do Geógrafo, comemorado no dia 29 de maio.

Impacto ambiental - As preocupações com as questões ambientais e seus impactos na vida cotidiana foram os principais assuntos pautados pelo professor da graduação em Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Martonio Ferreira Sacramento na palestra Meio Ambiente e Sociedade. “Os problemas ambientais hoje são questões de ordem pública. Dentro do nosso contexto é difícil efetivar uma cultura voltada para a sustentabilidade, porque o modo de produção e consumo capitalista não permite essa ação efetiva”, pondera Sacramento.

O professor alertou ainda para as ações de degradação e uso inadequado dos recursos naturais ao longo da história, chegando à contemporaneidade. “As questões ambientais surgiram a partir do momento que o homem passou de nômade a sedentário, consumindo as reservas naturais ao seu redor. Estamos vivendo no século XXI e continuamos agindo como as primeiras comunidades humanas da era pré-sedentarização, que utilizavam uma área para agricultura até à exaustão”, destacou Martonio Sacramento.

Metas 2013 - Dentre os objetivos listados para o próximo ano estão: o recrutamento de novos registros de profissionais, a fundação da Federação Nacional das Associações Profissionais de Geógrafos (Fenageo), a criação de comissões temáticas e a fundamentação da base para as eleições e transição da diretoria em 2014.

Para o vice-presidente da Associação de Engenheiros Agrimensores da Bahia (Aseab), engenheiro agrimensor Juci Pita, a possibilidade dos geógrafos passarem a fazer parte da Câmara Especializada de Agrimensura representa fortalecimento na luta pelas demandas dos profissionais. “Aguardo os profissionais de Geografia em nossa câmara de agrimensura. Porque a nossa modalidade envolve também a geografia e a cartografia em um só público”, afirmou Pita.

O diretor de projetos da Aprogeo, Ricardo Almeida lembrou a participação da entidade no Fórum A Cidade Também é Nossa. “As reuniões começaram com o objetivo de debater e observar de perto as intervenções autorizadas por esta gestão municipal, que prejudicam tanto o caráter ambiental, quanto urbanístico de Salvador. Estamos estruturando para fortalecer a luta contra as irregularidades do PDDU e da Lous”, relatou Almeida.

A Aprogeo disponibiliza três canais de comunicação, com o objetivo de orientar o profissional e simplificar o processo de associação: http://aprogeo.wix.com/ba, http://aprogeoba.blogspot.com.br e o facebook.

Arivaldo Silva

Edição 44 | 2013