X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Celebrações do Dia do Engenheiro serão marcadas por reflexão e debate

Palestra: “A engenharia Pavimenta o Novo Ciclo” será promovida pelo Crea-BA no dia 12 de dezembro, às 19h, no Hotel Fiesta

06/12/2016



2016 não foi um ano fácil para a Engenharia. As denúncias envolvendo a operação lava-jato e a crise econômica instalada no Brasil geraram mau tempo para o setor, que amargou demissões em massa, falências de empresas e escândalos diversos envolvendo gigantes. O Conselho Regional de Engenharia de Agronomia da Bahia (Crea), atento ao clima de instabilidade, resolveu transformar as celebrações em torno do Dia do Engenheiro deste ano em esclarecimentos sobre o momento ruim, mostrando caminhos para o reerguimento do segmento na Bahia e no Brasil por meio da palestra “A engenharia Pavimenta o Novo Ciclo”, que será proferida no dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Hotel Fiesta, pelo engenheiro e professor de Gestão de Carreira e marketing pessoal, Ênio Padilha.

De acordo com dados da Federação Nacional dos Engenheiros, em 2015 o número de engenheiros demitidos foi superior ao de profissionais contratados. Só a construção civil perdeu 480 mil postos de trabalho. Isso inclui não só engenheiros, mas técnicos e operários.  O panorama era outro entre 2003 e 2013, quando a engenharia viveu o ápice na contratação, que chegou a 87%.

Em sua palestra Ênio Padilha pretende fazer uma abordagem sobre crise e mercado sob o ponto de vista técnico e histórico. “A ideia é dar uma noção de como enxergar esse momento e o que precisa ser feito para evitar sofrimento nas próximas crises, que são cíclicas”, enfatiza.

O professor destaca a gravidade da crise econômica enfrentada atualmente e a compara com os momentos ruins vividos na década de 80/90. “As expectativas para o próximo semestre não são boas e realizar um evento como este, numa data importante como o Dia do Engenheiro, é uma iniciativa bacana e responsável do Crea, que assume o papel de colocar os profissionais e empresas mais próximos da solução dos seus problemas. É muito bom saber que o Conselho está atento e dar suporte técnico e moral aos seus profissionais”.

Para o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, a proposta do Conselho este ano é também propor uma reflexão sobre a engenharia que queremos a partir de agora para o Brasil. “Vamos comemorar a data com informação e com um norte para os nossos profissionais não só entender e superar a crise, mas também tirar proveito dela”, observa.

Além da palestra, o Crea-BA, como faz em todos os anos, homenageará os engenheiros que estão completando 50 anos de profissão.

Para participar do evento, é necessário fazer inscrição por meio do número (71) 3453-8912 e e-mail: pec@creaba.org.br, além de doar 2 kg de alimentos não perecíveis que serão encaminhados ao Matargão Gesteira. O evento conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge).

Evento na Alba – Às 9h, do dia 12 de dezembro, na Assembleia Legislativa da Bahia, será lançada a Frente Parlamentar em defesa das Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Urbanismo e demais áreas técnicas e tecnológicas. No mesmo dia ainda será realizada no Conselho a última plenária do ano.

Currículo - Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração pela UNIVALI, Ênio Padilha é professor em cursos de pós-graduação, em diversas instituições de ensino nas disciplinas de Gestão de Carreira e Marca Pessoal e Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia. Requisitado para eventos de engenharia e arquitetura em todo o Brasil, seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 20.000 profissionais e mais de 180 cidades de todos os estados brasileiros, além de três cidades em Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto). Escreveu 10 livros e desde 1996 mantém o site www.eniopadilha.com.br .


Serviço

Dia do Engenheiro
Data: 12/12/2016
Horário: 19h
Local: Hotel Fiesta
Entrada: 2kg de alimentos não perecível
Inscrições: 3453-8942/ pec@creaba.org.br


Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 57

Edição 57 | 2017


outras edições