2ª Ed. do Agenda Bahia vai discutir água, mineração e construção

Evento é gratuito e promovido pelo Crea e IPB

06/03/2017

As inscrições podem ser feitas aqui.

Dessalinização, recuperação de mananciais e o que há de mais moderno no mundo para garantir água de qualidade são alguns itens tratados no I Fórum da Agenda de Desenvolvimento Bahia 2017, que tem como tema Água: Vetor de Desenvolvimento Sustentável. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia e Instituto Politécnico da Bahia (IPB), será realizado no dia 17 de março no Espaço Cultural Arlindo Fragoso, na Ufba, e homenageará Theodoro Fernandes Sampaio. O encontro trará, entre outros grandes nomes da engenharia nacional, um representante da autoridade de água de Israel.

A segunda edição do Agenda de Desenvolvimento Bahia realizará ainda fóruns sobre Mineração e Metalurgia: Sustentabilidade e Desenvolvimento e Métodos Construtivos: Eficiência e Sustentabilidade. Os eventos estão previstos para acontecerem em 13 de julho e 19 de outubro, respectivamente.

O programa foi um verdadeiro sucesso em 2016 e já é um dos eventos mais aguardados pelos profissionais e estudantes da área tecnológica do Estado. No ano passado, foram discutidos temas como mobilidade, energia e indústria. O Agenda de Desenvolvimento Bahia é uma oportunidade para profissionais e estudantes avançarem na compreensão dos desafios enfrentados pela área tecnológica e assim ajudarem a construir um país mais justo e avançado.

O primeiro fórum, o Theodoro Fernandes Sampaio, vai trazer discussões sobre gestão da água no Brasil, a necessidade de atualização da Lei 11.445/2007 e a gestão do ciclo hídrico em regiões de escassez.

De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, o Agenda de Desenvolvimento Bahia foi uma das melhores iniciativas desenvolvidas pelo Conselho nos últimos anos. “Nos fóruns, conseguimos reunir profissionais com anos de mercado com recém-formados e estudantes, propondo uma discussão benéfica em favor da melhoria da nossa engenharia”, enfatiza.

Theodoro Fernandes Sampaio trabalhou como engenheiro sanitarista, urbanista, arquiteto, geógrafo, geólogo, topógrafo, historiador, literato, antropólogo etc. Atuou na Comissão Hidráulica do império, que realizou estudos sobre os portos e navegação no interior do país. Foi um dos idealizadores da criação da Escola Politécnica de São Paulo e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Elaborou a planta cadastral da cidade de Salvador, em 1905, e atuou no plano para instalação, ampliação e modernização das redes de água e esgoto da capital baiana. Foi eleito deputado federal, em 1927 e escreveu sete livros, entre eles, História da Fundação da Cidade da Bahia e o Tupy na Geografia Nacional, ainda hoje importantes referências bibliográficas. Dois municípios brasileiros (um na Bahia e outro em São Paulo) foram batizados com o nome do homenageado.

Confira a programação:

I Fórum Theodoro Fernandes Sampaio:
Água: Vetor de Desenvolvimento Sustentável- 17/03/17
120 anos da Escola Politécnica da UFBA (sexta-feira)
Espaço Cultural Arlindo Fragoso – Escola Politécnica
Coordenação Asher Kirpestok First

8h  às  8h30 – Abertura

8h30 às 9h20 - Gestão da demanda de água: imperativo para universalização sustentável do saneamento
Palestrante: Asher Kiperstok –Prof. do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola Politécnica da Ufba - Coordenador do Programa Teclim.

9h25 às 10h15 - Experiências nacionais da gestão da demanda

Palestrante: Américo de Oliveira Sampaio -Coordenador de Saneamento da Secretaria de  Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de S.Paulo

10h15 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 11h30 - Mesa redonda (palestrantes + debatedor)
Tema: 10 anos da lei 11445/2007: necessidades de atualizações
Moderador:  Raymundo José Santos  Garrido – Professor da Ufba, ex-secretário de Recursos Hídricos do Governo  do Brasil
Debatedor: Ricardo Franci Gonçalves - Professor titular do Departamento de engenharia ambiental da UFES

11h30 às 12h – Questionamentos  do auditório

12h às 14h - Intervalo para almoço

14h às 14h50 - Gestão do ciclo hídrico em regiões de escassez
Palestrante: Amir Schisha - Representante da autoridade da água de Israel Amir Shisha

14h55 às15h45 - Gestão do ciclo hídrico no  Brasil
Palestrante: Ney Maranhão –Diretor da Agência Nacional das Águas  ANA

15h45 às 16h - Intervalo
16h às 17h - Mesa redonda (palestrantes + debatedor)
Tema: Gestão do uso de água e mudanças climáticas no planejamento: desafios do planejamento hídrico
Moderador:Yvonilde Medeiros –Professora  do Departamento de Engenharia Ambiental da Ufba
Debatedor:Bruno Jardim da Silva – Professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Ufba -Diretor de Águas do Inema.

17h às 17h30- Questionamentos  do auditório

18h  Encerramento e confraternização