Prêmio Arlindo Fragoso estimula inovação na Bahia

Iniciativa recebe inscrições de projetos até o dia 07 de julho. Podem participar estudantes de nível técnico e superior

19/04/2017

Foi lançada na tarde desta quarta-feira (19), em uma reunião voltada para professores e coordenadores de cursos da área tecnológica, a terceira edição do Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação. A iniciativa, realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e pelo Instituto Politécnico da Bahia (IPB), foi um divisor de águas na instituição de ensino que conquistou o primeiro lugar no ano passado – a Unijorge – aumentando a produção científica da unidade, saltando de oito para 26 projetos.

De acordo com o professor Armando Peixoto,o fomento a inovação e a cultura empreendedora estava adormecido e o Arlindo Fragoso, além de propor o engajamento em torno da produção científica, também estimulou a realização de eventos como a  I Semana de Engenharia da Unijorge. “Neste ano, só no meu colegiado, temos quatro projetos que poderão concorrer a terceira edição ”, acrescenta.

O edital do prêmio foi apresentado pelo chefe de gabinete do Crea, engenheiro químico Herbert Oliveira. A novidade deste ano é a criação de uma nova modalidade: projetos em operação. Nesta categoria a premiação chegará a R$ 27,5 mil. A iniciativa visa contribuir para a formação de profissionais inovadores advindos dos cursos superiores e técnicos da área tecnológica do Estado da Bahia, estimulando a geração de conhecimento e cultura empreendedora.

Os trabalhos precisam apresentar soluções sustentáveis para as áreas de energia, saneamento básico, construção civil, segurança pública, mobilidade urbana, produção agrícola, produção mineral, petróleo e gás natural. O prêmio é voltado para estudantes do ensino técnico e superior vinculados ao Sistema Confea/Crea no Estado da Bahia (de instituições públicas ou privadas), e que tenham cursado pelo menos 50% dos períodos da graduação até o fim do semestre 2017.1.

A premiação em dinheiro para a modalidade 1 é de R$ 18 mil (1º lugar - R$ 10 mil, 2º lugar - R$ 5 mil e 3º lugar - R$ 3 mil) para os primeiros colocados. A modalidade 2 vai destinar R$ 27,5 mil (1º lugar - R$ 15 mil, 2º lugar - R$ 7,5 mil e 3º lugar - R$ 5 mil) para os melhores trabalhos. As inscrições poderão ser feitas de 19 de abril a 07 de julho. Os melhores trabalhos serão divulgados no dia 24 de julho e a divulgação dos premiados está prevista para o dia 23 de novembro. Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição disponível no site do Crea, imprimi-la, assiná-la e enviá-la ao Gabinete da Presidência do Crea-BA – Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho Velho de Brotas. CEP – 40243-620.

Todas as dúvidas a respeito do Prêmio podem ser esclarecidas pelo e-mail: premioarlindofragoso@creaba.org.br. O edital está disponível nos sites do Crea (www.creaba.org.br) e no do prêmio (www.arlindofragoso.org.br).

Acesse aqui o edital

Nadja Pacheco