16 anos da Agrolem serão comemorados com palestra do Crea-BA

A importância da Agronomia no equilíbrio do uso do agrotóxico é o tema da apresentação do conselheiro Paulo Baqueiro

16/05/2017

Os 16 anos da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem) serão comemorados no dia 21 de maio, a partir das 10 horas, no Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais. Na ocasião, o conselheiro do Crea, engenheiro agrônomo Paulo Baqueiro fará uma palestra sobre a fiscalização, regulamentação e redução na utilização dos agrotóxicos. O evento contará com a participação do presidente do Conselho, engenheiro mecânico Marco Amigo.

Segundo Baqueiro, o agrotóxico deve ser usado com parcimônia pelos profissionais da Agronomia, que são os que detém os conhecimentos de melhores alternativas para minorar e trazer excelência ao cultivo com o uso equilibrado de insumos. “Assim como o antibiótico é receitado eventualmente para o tratamento de um paciente, o agrotóxico é um produto que deve ser administrado com investigação, parcimônia e critério”, observa.

O presidente do Crea, Marco Amigo, reconhece a importância da Agrolem para o fortalecimento dos profissionais da área tecnológica na região Oeste. “Em parceria com o Crea a Agrolem tem realizado um grande trabalho de divulgação do Sistema Confea/Crea e na organização dos profissionais por meio de eventos e ações”, acrescenta.

O Crea realizou recentemente uma força-tarefa na zona rural de Luís Eduardo Magalhães e nos municípios de Formosa do Rio Preto e São Desidério. Entre as atividades, foram verificadas: Projetos, implantação, condução de áreas cultivadas; prescrição de receituário e aplicação de agrotóxicos; projeto, montagem e manutenção de sistemas de irrigação; serviços nas áreas Ambiental; e Segurança do Trabalho. Os resultados desta ação ainda estão sendo apurados. A ação de fiscalização do Crea tem como missão a defesa da sociedade e do exercício profissional.

Em 2016 foi realizada uma força-tarefa na área urbana do município que gerou 444 ações fiscalizadoras, 31 autos de infrações emitidos e 134 diligências.

Nova sede do Crea em LEM – Em agosto de 2016 o Crea-BA e a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães oficializaram a entrega da escritura de um terreno de 675 m², localizado no Loteamento Jardim Imperial, para a construção da sede da inspetoria do Conselho no município. Fundada em 2007, a inspetoria do Crea-BA em Luís Eduardo Magalhães, possui 1.246 profissionais e 329 empresas registradas. Além de LEM, o fiscal e o assistente administrativo do Conselho atendem demandas do município de São Desidério e do distrito de Roda Velha. A construção da nova sede do Conselho deve acontecer num prazo máximo de dois anos.

Nadja Pacheco

Edição 01 | 2017