Crea comemora Dia do Geólogo realizando palestra sobre gestão de água subterrânea

Evento será realizado no dia 30 de maio, às 16 horas, no auditório do Conselho e está sendo organizado em parceria com a ABAS, ABG, CBPM e ABEM.

17/05/2017

Propor discussão em torno dos aquíferos existentes na Bahia, principalmente aqueles com maior potencial para exploração e uso de águas subterrâneas. Desta forma, o Crea, a ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), ABG (Associação Baiana de Geólogos), CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) e ABEM (Associação  Baiana de Engenheiros de Minas) pretendem comemorar, no dia 30 de maio, às 16h, o Dia do Geólogo. Na ocasião, serão tratados ainda a questão dos poços clandestinos, construídos sem acompanhamento técnico adequado, sem registro nos órgãos de gestão de recursos hídricos e executados sem levar em consideração às características geológicas e hidráulicas das formações aquíferas e com ausência de dados e projetos construtivos. O evento será realizado no auditório do Conselho.

O evento ocorrerá num momento em que o Brasil e a Bahia vivem uma crise hídrica e as águas subterrâneas do território baiano podem ser uma alternativa viável porque estão mais protegidos contra os processos de contaminação e variações climáticas, além de não necessitarem de grandes investimentos. Dados do IBGE apontam que no Brasil existem aproximadamente 250 mil poços regulares.

Voltado para técnicos, empresas de perfuração de poços, instituições públicas e privadas, além de usuários das águas, o evento é gratuito e pretende contribuir para a construção de agenda de busca de soluções sustentáveis compartilhadas para o uso e gestão das águas subterrâneas no Estado da Bahia. Na ocasião, será lançado o livro: Inventário do Patrimônio Geológico e Geoconservação na Chapada Diamantina, do autor Ricardo Galeno Fraga de Araújo Pereira.

Contribuirão com as discussões o professor de Hidrologia da Ufba, geólogo Luiz Rogério Bastos Leal e o diretor de Águas do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), engenheiro sanitarista Eduardo Farias Topázio.

Data: 30 de maio
Horário: 16 h
Local: Auditório do Crea
Realização: Crea-BA, ABAS, ABG e ABEM.

Nadja Pacheco

Edição 55 | 2017