Crea-BA arrecada latas de leite para o Hospital Aristides Maltez

Campanha "Engrosse Esta Causa" percorrerá toda a Bahia

22/05/2017

Especializado no tratamento de homens e mulheres com câncer, o Hospital Aristides Maltez precisa da sua ajuda. Com capacidade de realizar o internamento de 232 pacientes, o consumo diário de leite é de aproximadamente 24 kg por dia. Sustentar esta estrutura não é uma das tarefas mais simples. Com o objetivo de colaborar com o suprimento nutricional desses pacientes, é que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), lança a segunda edição campanha: “Engrosse esta causa”.

Entre os dias 20 de maio e 20 de junho, a sede do conselho e de suas 26 inspetorias espalhadas pelo interior do estado, arrecadarão pacotes e latas de leite em pó para a instituição. A alimentação saudável é considerada uma das maiores aliadas para a recuperação dessas pessoas.
O Hospital Aristides Maltez é sustentado pela Liga Baiana Contra o Câncer LBCC, tem seu atendimento voltado a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde. A instituição recebe o apoio governamental, mas é insuficiente para a demanda de pacientes que recebe da capital e interior. O HAM sobrevive graças as doações bancárias e de alimento e ao trabalho voluntário.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no estado da Bahia foram registrados em 2016 cerca de 3.910 novos casos de homens com câncer de próstata e 2.760 novos casos de mulheres com câncer de mama. O HAM é uma unidade de referência no tratamento e cura destas doenças e não cobra nada pelo seu atendimento.

A Campanha – Em sua primeira edição, a campanha “Engrosse esta causa” arrecadou 2 toneladas de farinha de mingau e superou a expectativa inicial da coordenação, que era de 750kg. Mensalmente são necessários cerca de 450 kg de farinha de mingau para suprir as demandas dos pacientes da instituição.

Gênesis Freitas

Edição 01 | 2017