3º Fórum da Agenda Bahia vai discutir Métodos Construtivos

Evento será realizado no dia 19 de outubro, no auditório do Crea-BA

22/09/2017

Inscreva-se aqui!

Métodos Construtivos, Eficiência e Sustentabilidade será o tema discutido no 3º Fórum do Agenda de Desenvolvimento Bahia, que homenageará o engenheiro Hernani Sávio Sobral. O evento será realizado no dia 19 de outubro, no auditório do Crea, e integrará a programação da Semana da Argamassa. Realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Instituto Politécnico da Bahia, a iniciativa visa oferecer aos estudantes e profissionais da área tecnológica conteúdos atuais e importantes para o fortalecimento da engenharia brasileira.

Nesta edição, o foco das atenções será voltado às inovações e eficiência dos métodos construtivos, projetos de habitação e os impactos da sustentabilidade na construção. Para debater esses temas, serão realizadas palestras e mesas-redondas com profissionais de renome nacional e internacional (confira a programação abaixo).

Na ocasião, ainda será apresentado o case da Cidade Matarazzo, por meio da palestra “Os desafios de um projeto internacional”, que será ministrada pelo engenheiro Maurício Bianchi, do consórcio Empreendimento Boulevard Matarazzo - conjunto de prédios abandonados em uma área de 28 mil m², a um quarteirão da Avenida Paulista, onde funcionava um hospital, que está ganhando novas configurações. Estão previstas a construção de cinco lojas, um hotel seis estrelas, restaurantes, cinemas, teatro, local de exposições, escritórios e inúmeros projetos paisagísticos. O empreendimento é inédito no país, mas pode ser encontrado em outros lugares do mundo.

Este é o terceiro fórum da 2ª edição do Agenda de Desenvolvimento Bahia. O Primeiro foi realizado em março e tratou sobre água como vetor de desenvolvimento sustentável. O segundo, ocorrido em julho, abordou o tema Mineração e Metalurgia: Sustentabilidade e Desenvolvimento. Já está prevista a realização da terceira edição do evento, em 2018.

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, faz um balanço positivo da realização do evento. “Continuaremos investindo em eventos que preparem os profissionais para o novo momento que a engenharia vem vivendo. O Conselho está aberto a iniciativas semelhantes”, revela.

Hernani Sávio Sobral –
Engenheiro e professor emérito da Ufba, foi um dos nomes mais respeitados na Engenharia Brasileira na segunda metade do século XX. Natural de Riachuelo-SE, nasceu em 1920, transferindo-se para a Bahia em 1944, foi importante integrante de uma turma de notáveis, que se destacaram na dedicação à Escola Politécnica e na vida pública.

8:00 - 8h30 - Abertura
8h30 - 9h – Cidade Matarazzo: Os desafios de um projeto internacional
Palestrante: Eng. Mauricio Bianchi (Consórcio Empeendimento Boulervard Matarazzo)
20 minutos de debate
9h20 - 9h50 – Inovações em Métodos construtivos: Case do Empreendimento D’Azur
Palestrante: Eng. Eduardo Pedreira e Eng. Hassan Luedy (Odebrecht Residencial)
20 minutos de debate
10h10 – 10h30 Intervalo
10h30 – 11h30 Mesa redonda: Eficiência Construtiva e Novos Desafios
Moderador: Eng. Dayana Costa (UFBA)
Debatedores:
Eng. Rafael Valente (Civil Construtora)
Eng. Adailton Gomes (Consultor Técnico)
Eng. Alexandre Landim (Ademi-BA)
11h30: 12h – Questionamentos do auditório
12 às 14h -intervalo para almoço

14:00 - 14h50 Projetos de habitação e sustentabilidade
Palestrante: Alfredo Telles de Lima Neto, da Gerência Executiva de Habitação de Salvador (GIHAB) da Caixa Econômica Federal
14h45 - 15h45 Tecnologias emergentes para aumento da eficiência nas construções
Palestrante: Eng. Dayana Bastos Costa (UFBA)
15h45 – 16:00 Intervalo
16:00-17h Mesa redonda: Impactos da Sustentabilidade na Construção
Moderador: Eng. Elaine Varela Alberte (UFBA)
Eng. José Luiz Esteves da Fonseca (MRV Engenharia)
Eng. Nilson Sarti (Câmera Brasileira da Indústria da Construção – CBIC))
Eng. Tulia Ribeiro (SENAI-BA)
Debatedor:
17:00 às 17h30 - Questionamentos do auditório
18h Encerramento e confraternização.

Nadja Pacheco

Edição 57 | 2017