X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Juazeiro sedia 6º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia

Evento será realizado no Complexo Multieventos da Univasf de 18 a 20 de outubro.

06/10/2017

 


O município de Juazeiro, situado a 500 km de Salvador, vai sediar entre os dias 18 e 20 de outubro o 6º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília em março de 2018. O evento, que será realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai discutir questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos hídricos na região, que é banhada pelo Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul, cortando cinco estados e 521 municípios. Os Creas de todo o Nordeste participarão do encontro reforçando a participação da região na discussão de medidas que tenham como foco a preservação do rio e seus afluentes.

Os eventos preparatórios vêm sendo realizados desde março pelo Confea, em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entidades de classe e com a Seção Brasil do Fórum Mundial da Água. Os encontros já foram realizados em Campinas (SP), Manaus (AM), Balneário de Camboriú (SC) e Cuiabá (MT) e contaram com a participação de lideranças do Sistema, gestores públicos e especialistas em meio ambiente, água e energia, além de representantes de instituições de ensino. O Conselho Federal espera coletar e sistematizar contribuições de profissionais das cinco regiões brasileiras e levá-las ao Fórum Mundial da Água.

Para o evento na cidade baiana, a expectativa é reunir cerca de 700 pessoas. Entre os resultados esperados com a iniciativa está a reunião de contribuições técnicas voltadas para solucionar, por exemplo, problemas como o desperdício de água. De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, os recursos hídricos foram pauta de dois importantes eventos realizados pelo Conselho: Fórum Água – Vetor de Desenvolvimento Sustentável, que integrou a programação da Agenda de Desenvolvimento Bahia e o Semear Água, que discutiu a proteção dos sistemas ecossistêmicos.

“Conhecemos a experiência do governo de Israel, que conseguiu reduzir para pouco mais de 10% as perdas e a meta é chegar a 7%. A meta estabelecida pelo Brasil para 2030 é de 31% de perdas”, observa, destacando que a água foi tema do estande do Crea-BA na 74ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que foi realizada em Belém do Pará, em agosto.


Confira abaixo a programação do evento:

DATA: 18,19 e 20/10/17

LOCAL DO EVENTO: Complexo de Multieventos da Univasf

18/10 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
18 às 21h - Mesa de abertura com participação das autoridades
Palestra de Abertura: Astronomia, Meio Ambiente e Água – Astrônomo Fernando Munaretto

19/10 – DEBATES TÉCNICOS
9 às 12h – MESA REDONDA – ÁGUA E MEIO AMBIENTE
Palestra 1 – Eng. Augusto José Pereira Filho – Climatologia/USP
Palestra 2 – Nelton Miguel Friedrich - Programa Cultivando Água Boa

14 às 17h – MESA REDONDA – ÁGUA E CIDADES
Palestra 1 – Urb. Glória Cecilia - UFBA
Palestra 2 – Eng. Ricardo Franci – UFES

20/10 – DEBATES TÉCNICOS
9 às 12h – MESA REDONDA – ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO
Palestra 1 – Eng. Maria Helena Del Grande - IFBA
Palestra 2 – Eng. Asher Kiperstok – UFBA

14 às 17h – MESA REDONDA – ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Palestra 1 – Geologa. Marjorie Cseko Nolasco – UEFS
Palestra 2 – Eng. Lineu Neiva Rodrigues – Embrapa Cerrados

Serviço
Espaço Multieventos da Univasf - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510, Country Club.

 

Nadja Pacheco
Ascom do Crea-BA



 

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 57

Edição 57 | 2017


outras edições