Crea-BA abraça campanha do Novembro Azul

01/11/2017

O Crea-BA adere ao Novembro Azul estimulando os funcionários a se prevenirem contra o câncer de próstata. O conselho visa alcançar 80% dos empregados informando sobre a importância do diagnóstico precoce e despertando o interesse de realizar os exames preventivos.

“Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer de Próstata” será o tema da palestra que será ministrada para os profissionais e funcionários do conselho. O evento será transmitido para as 26 inspetorias com o objetivo de contemplar todo o corpo funcional a importância da campanha.

O câncer de próstata atinge 70 mil homens por ano no Brasil, e é a quarta causa de morte por câncer, correspondendo a 6% do total de óbitos, sendo o sexto mais comum no mundo. Já na Bahia mas de 3 mil homens são atingidos pela doença por ano. Além de motivar a prevenção e estimular a realização de exames, o Novembro Azul visa também quebrar o tabu e a resistência dos homens em relação ao tratamento.

Novembro Azul

A campanha surgiu em 1999 na Austrália e é chamada de movember (Moustache + November em inglês. Bigode + Novembro), um grupo de amigos se reuniu e começou a deixar o bigode crescer durante o mês para incentivar a conscientização da saúde masculina, com foco no câncer de próstata. Hoje o sucesso é mundial e o bigode e a cor azul se tornaram símbolo da campanha. O mês de novembro foi escolhido por conta do dia 17 ser o dia mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Bruna Valente
Estagiária Ascom