X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Ação do Novembro Azul reúne funcionários do Crea-BA

Evento contou com médico e nutricionista orientando os colaboradores sobre a campanha

14/11/2017


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia realizou na manhã desta terça-feira (14), uma ação do Novembro Azul com o objetivo de conscientizar os funcionários a se prevenirem do câncer de próstata, estimular a realização do exame e desmistificar ao máximo o tabu e preconceito, que ainda existem no meio masculino. O evento contou com palestras e sorteios.

Tranquilizando quanto a rapidez do exame de toque (cerca de 5 minutos), o médico clínico e do trabalho Eduardo Jesuíno, orientou os funcionários sobre a importância do procedimento. Segundo o especialista, não existe outro método tão eficaz quanto o toque, mas é necessário analisar outros fatores também. “Ninguém é uma próstata, um fígado, cada indivíduo é um todo. Por isso, é necessário analisar o histórico dessa pessoa, nível de stress e conhecer seus hábitos para poder tratar do paciente”, concluiu o médico.

Com o tema “Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer de Próstata”, a palestra seguiu com o nutricionista Tassio Machado chamando a atenção para o cuidado com a saúde do homem. Machado destacou o risco do câncer pelos anabolizantes, alto consumo de álcool, cigarros, além da vida sedentária que muitos levam hoje. “É necessário que haja um conjunto de cuidados e bons hábitos para manter a saúde e a atividade física tem que ser incluída nessa rotina. A cada uma hora sentado é necessário que se caminhe pelo menos de 10 a 15 minutos, o corpo precisa dessa atenção” orienta o nutricionista.

O engenheiro mecânico Pedro Rios foi o ganhador do sorteio e foi beneficiado com uma consulta gratuita do nutricionista Tassio Machado. Rios destacou a importância da campanha no Crea. “O evento ajuda a despertar a consciência da saúde, esclarecendo pontos clínicos e nutricionais e incentivando a mudança de hábito e como consequência melhorando nossa saúde”, pontuou.

Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, quando alguns amigos se uniram para deixar o bigode crescer, visando chamar a atenção para saúde do homem. Com passar do tempo a campanha foi ganhando adeptos e hoje tem relevância mundial sendo realizada em mais de 20 países. No Brasil chegou em 2008 através do Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e tem como símbolo da campanha o bigode e a cor azul. Além de conscientizar sobre o diagnóstico precoce a campanha tem o objetivo também de quebrar o tabu que ainda existe entre muitos homens em relação ao exame de toque.


Bruna Valente

 


 

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 57

Edição 57 | 2017


outras edições