Crea promove “Seminário Semear Água no Cerrado” em Barreiras

28/11/2017

Faça aqui sua inscrição

Refletir sobre a importância dos serviços ecossistêmicos e seu papel na oferta de serviços ambientais, a exemplo da produção de água, regulação do clima, polinização e controle de pragas. Este é o objetivo do Seminário “Semear Água no Cerrado”, que será realizado nos dias 07 e 08 de dezembro, no Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia, no município de Barreiras.

A escassez hídrica e a gestão da demanda de água para o abastecimento humano são questões que vêm sendo discutidas ao longo do ano em eventos promovidos pelo Crea, como o Agenda de Desenvolvimento Bahia, realizado em 17 de março, na Escola Politécnica; e o Seminário Semear a Água, realizado nos dias 26 e 27 de abril, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Os serviços ecossistêmicos são importantes para o enfrentamento de problemas ambientais atuais, como a diminuição da oferta de chuva, a poluição atmosférica, a perda de mananciais e a instabilidade climática. O seminário será importante para conscientizar os profissionais da área tecnológica e interessados pela temática na adoção de outras posturas e práticas voltadas a proteção, preservação e recuperação dos serviços ecossistêmicos nos territórios.

O Seminário “Semear Água no Cerrado” é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia e Universidade Federal do Oeste. “Nosso foco é levar as questões de crise hídrica ao Cerrado. Um dos principais objetivos é possibilitar a reflexão, a troca de experiências e a construção de parcerias com foco no Bioma Cerrado”, observa a assessora de Responsabilidade Sócioambiental do Crea, Gabriela de Toledo.

Confira a programação completa:

07/12/2017

8 às 8h30 – Receptivo e credenciamento

8h30 às 9h - Abertura Oficial do Evento com autoridades –

Mesa de Abertura - Bioma Cerrado desafios na preservação de serviços ecossistêmicos – 9 às 12h

Mediador:

9 às 9h40 – Astronomia, Meio Ambiente, Água – perspectivas para um olhar transdisciplinar – Astronômo Fernando Munaretto

9h40 às 10h20 – Serviços Ecossistêmicos– Um olhar sobre o Cerrado – Professor Altair Sales Barbosa

10h20 às 11h00 – Agricultura Sintrópica: princípios e aplicações no caso da “Fazenda Ouro Fino” e “Fazenda Olhos D’águas” – Eng. Agrônomo Henrique Souza

10h50 às 12h – Discussão com a Plenária

12h às 14h - Intervalo para Almoço

Experiência Prática – Agricultura – possibilidades de desenvolvimento territorial