Crea-BA realiza treinamento com os membros da CIPA

Encontro discute Plano de Trabalho e tópicos previstos na NR-5

13/04/2018

Para atender a Norma Regulamentadora nº 5, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia está realizando até sexta-feira (13), o treinamento dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). No encontro, estão sendo discutidos os Planos de Trabalho da Comissão e os tópicos exigidos na NR-5.

Para gestão de 2018/2019, a Cipa pretende desenvolver ações voltadas a melhoria nas condições de trabalho em vários setores da sede e inspetorias. Essas ações foram definidas para criar uma maior conscientização entre os funcionários, visando evitar acidentes, e ajudando a manter a saúde e integridade física no ambiente de trabalho. Dentre elas estão: acompanhar todo processo de revisão, divulgação e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), elaborar e divulgar o Mapa de Riscos, além de realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Para atender os tópicos da NR-5 estão sendo abordados ainda assuntos relacionados ao estudo do ambiente e das condições de trabalho e riscos, metodologia de investigação, análise de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, além dos princípios gerais de higiene.

O vice-presidente da Comissão, Erli dos Santos Silva, destacou o olhar da gestão em relação a Cipa. “ A implementação da Cipa, mostra a preocupação da presidência com a segurança dos funcionários”. Ele ainda acrescentou: “estou muito otimista com o sucesso da Cipa e as melhorias no ambiente de trabalho”.

Cipa

Tem um importante papel de promover a integração e a motivação dos colaboradores do Conselho na busca contínua da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

Membros da Cipa do Crea-BA:

ANTÔNIO GERALDO FERREIRA, membro Titular Indicado pelo empregador e Presidente da CIPA.
ERLI DOS SANTOS SILVA, membro Titular Eleito pelos empregados e Vice-Presidente da CIPA.
ERIC DE SANTANA COELHO FALCÃO membro suplente indicado pelo empregador.
DIEGO SOARES DE SOUZA, membro suplente eleito pelos empregados.

Bruna Valente
Ascom Crea-BA