Agenda Bahia discute interiorização do conhecimento e industrialização

Evento apoiado pelo Crea será realizado no dia 19 de julho, na Escola Politécnica da Ufba

03/07/2018

O segundo fórum da Agenda de Desenvolvimento Bahia, previsto para ocorrer no dia 19 de julho, vai discutir o tema Interiorização do Conhecimento e Industrialização e Desenvolvimento. O evento, realizado pelo Instituto Politécnico da Bahia (IPB),  conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA). O encontro é gratuito e será realizado no auditório Arlindo Fragoso, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O evento homenageará o engenheiro Geraldo Rocha e abordará a experiência francesa do Tecnolopole Arbois, os desafios da verticalização da produção agrícola, os desafios e oportunidades do setor de rochas naturais e impactos da industrialização para a interiorização e desenvolvimento.

Esta é a terceira edição da Agenda de Desenvolvimento Bahia que foi criada para municiar profissionais e estudantes com conteúdo técnico gratuito e de qualidade sobre várias áreas de atuação da engenharia. A entrada é gratuita. O primeiro fórum do projeto de 2018, realizado em 08 de março,  debateu transporte e Armazenamento.

Antônio Geraldo Rocha Filho nasceu em Barra (BA), no dia 14 de julho de 1881, e mudou-se para  Barreiras aos 7 anos. Formou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da Bahia, colaborando com a construção da rodovia Rio-Petrópolis e na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, território de Guaporé, hoje estado de Rondônia. Projetou e construiu uma hidrelétrica em Barreiras, com canal de 6 km, inaugurada em 1928, fornecendo energia até 1962. Fundou a Companhia Agropastoril Sertaneja S/A em Barreiras e publicou o livro “O Rio São Francisco: fator precípuo da existência do Brasil”, considerado elemento decisivo para a criação da "Comissão do Vale do São Francisco – CVSF". A barragem e a eclusa de Sobradinho, hidrelétrica de Paulo Afonso e de Itaparica foram obras previstas por Geraldo Rocha.

Fórum Geraldo Rocha
Local: Espaço Cultural Arlindo Fragoso- Escola Politécnica UFBA
Realização:  IPB
Apoio: Crea-BA Senge, Apub,Ufba e Governo da Bahia
Data: 19 de julho
Horário: 8 às 18h30

8h-8h30: Abertura: autoridades institucionais e representantes de apoiadores
8h30 – 9h: A necessidade de interiorização do conhecimento: a experiência francesa do Tecnopole Arbois
9h – 9h30: AG-TER: Projeto Estadual de Interiorização e Desenvolvimento
9h30-10h30: Painel I – Impactos da Interiorização do Conhecimento
10h30-10h45: Perguntas do Auditório
10h45-11h: Intervalo
11h-12h: Painel 2: A necessidade de qualificação dos agentes públicos e privados de desenvolvimento
12h-12h15: Perguntas do Auditório
12h15-12h30: EletroJr
12h30-14h: Intervalo
14h-14h30: Desafios da Verticalização da Produção Agrícola
14h30-15h: Desafios e oportunidades do Setor de Rochas Naturais.
15h-16h: Painel 3: Impactos da Industrialização para a interiorização e desenvolvimento
16h-16h15: Perguntas do auditório
16h15-16h30: Intervalo
16h30-17h30: Painel 4: Infraestrutura e escoamento da produção
17h30-17h45: Perguntas do auditório.
17h45-18h: CristalJr
18h-18h30: Encerramento Coral Polivox da Ufba