Palestra destaca potencialidade do ferro na Bahia

Evento foi promovido nesta segunda-feira (09) pela Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

10/07/2018

A reunião da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Crea iniciou de uma forma diferente nesta segunda-feira (09). Uma palestra sobre a potencialidade de Minério de Ferro no Estado da Bahia, proferida pelo geólogo Adalberto de Figueiredo Ribeiro, marcou a abertura do encontro e teve o objetivo de disseminar conteúdo técnico, aproximar profissionais do Sistema Confea/Crea e divulgar o trabalho do colegiado.

De acordo com o coordenador adjunto da Câmara de Geologia e Minas, Ubirajara Lira Gomes Júnior, a ideia é realizar sempre uma palestra de assunto que tenha relevância para a área. “A aproximação com os profissionais  tem sido uma importante decisão do colegiado. A intenção é ficar próximo dos formados na área e também discutir o que é importante e impacta tanto para a geologia como para Engenharia de Minas”, acrescenta, informando que a próxima apresentação vai abordar as águas subterrâneas.

Conselheiro por dois mandatos, o palestrante Adalberto Ribeiro traçou um mapeamento feito pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) a partir das potencialidades do minério de ferro no estado. Na ocasião, também registrou os aspectos geológicos, espacial, bem como logística e infraestrutura ferro-portuária. “Foram inspecionados e cadastrados 70 locais com mineralizadores de ferro. O estudo foi feito em 12 meses e avaliou um potencial em recurso de cerca de 20 bilhões de toneladas de minério de ferro na Bahia”, revela.

Além da palestra, a Câmara ajustou detalhes em torno da realização de reunião itinerante prevista para acontecer em Feira de Santana e discutiu do plano de trabalho para o ano de 2019.

Nadja Pacheco

Edicão 61 | 2018