Realizado com sucesso III Seminário Estadual sobre BIM

09/08/2018

Os profissionais da área tecnológica lotaram o auditório do Senai/Cimatec na tarde desta quarta-feira (08), durante a realização do III Seminário Estadual BIM Bahia. O evento, realizado pelo Crea -BA e Senai Cimatec, discutiu entre outros temas a formação dos profissionais e a implantação de processos BIM na construção civil.

A Implantação de processos BIM em organizações de Construção Civil foi apresentada pelo professor Sérgio Leusin. Na ocasião, o palestrante explicou que a tecnologia pode ajudar o Brasil a sair do baixo patamar de produtividade. “O nosso país está muito atrasado em relação às nações mais desenvolvidas quanto a qualidade e eficiência das obras. O BIM ajuda a fazer uma gestão mais transparente, e foi o principal vetor de transformação da indústria britânica”, acrescenta.

A professora da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Érica Checcucci abordou o tema “Como formar profissionais para trabalhar com BIM”. Destacou que para atuar com a tecnologia,  não basta apenas ter conhecimento, mas habilidades e atitudes. “É preciso saber lidar com um conjunto grande de informações, ser proativo, crítico e estar disposto a encarar desafios”, observa.

“Adoção do BIM no Metrô de São Paulo” foi o tema da palestra do arquiteto Ivo Mainardi. O palestrante afirmou que o BIM só acontece se houver três elementos: o contrato, o protocolo (guia com as diretrizes) e o plano de execução. Relatou um projeto que desenvolveu com os funcionários do metrô , chamado de inovação  BIM. Foram organizadas palestras e workshops e uma pesquisa mostrou o nível de entendimento sobre o assunto antes e o depois. A escuta com os colaboradores mostrou claramente a evolução sobre a percepção de todos em relação ao tema. “A vantagem é que descobrimos novas formas de uso, como na manutenção e com a brigada de incêndio”, disse.

Foram ainda ministradas palestras sobre a eficiência dos canteiros digitais e gerenciamento das facilidades do BIM. Na ocasião, ainda foram apresentadas soluções fáceis da ACCA Software. Para o estudante André Gazola Lopes, o evento influenciou em sua formação. “Gerou conhecimento interessante na área de software”, frisa.

Para o vice-presidente do Crea, que na ocasião representou o presidente Luis Edmundo Prado de Campos, engenheiro agrônomo Jonas Dantas, o evento cumpriu o papel de oferecer conteúdo de qualidade de forma gratuita aos profissionais da área tecnológica. “É satisfatório ver este auditório lotado de profissionais interessados no BIM, uma tecnologia fundamental para a Engenharia e para o desenvolvimento do Brasil”.

O III Seminário Estadual BIM Bahia recebeu apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia,  Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU, Instituto de Arquitetos do Brasil – secção Bahia - IAB, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia – Sinduscon e Universidade Salvador – Unifacs. Contou ainda com o patrocínio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea– Mútua e das empresas desenvolvedoras de softwares : Bentley e ACCA.

Fotos: Clara Feliciano

Edição 60 | 2018