X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Novembro Azul traz prevenções contra o câncer de próstata

Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem médico para avaliação individualizada

07/11/2018


O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, ocorre geralmente a partir dos 65 anos. No Brasil, estimam-se 68.220 novos casos de câncer de próstata, sendo mais frequente entre os homens em todas as regiões do país. No Nordeste, esse percentual chega a 56,17%, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Só na Bahia, entre os anos de 2016 a 2018, ocorreram 5.913 casos de Neoplastia Maligna de Próstata, chegando a um percentual de 9%, ficando atrás apenas do câncer de mama, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). De acordo com o INCA, só em 2013, ocorreram 13.772 mortes por causa da doença no Brasil, e parte desse índice se deve a fatores culturais e ao preconceito por parte do público masculino.

O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas em fases iniciais, mas quando o quadro da doença está em um nível de estágio avançado, podem apresentar caracteristicas como: vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores ósseas.

Prevenção

Os principais exames para detectar a doença são o PSA, o exame digital da próstata é o toque retal.
Atualmente existem tratamentos eficazes no combate ao câncer, desde que a doença seja diagnosticada na fase inicial. Especialistas recomendam a prática de atividade física, evitar cigarros e ter uma alimentação saúdavel,

O Novembro Azul é uma campanha importante no combate a doença, principalmente na conscientização da prática de exames regulares e diagnóstico precoce, não só para o público geral mas para as organizações, desde que realizem palestras e campanhas que incentivem os homens a se preocuparem com a saúde de forma geral.

Gustao Coutinho
Ascom Crea-BA

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 61

Edicão 61 | 2018


outras edições