Dia da Pessoa com Deficiência é lembrado em evento no Crea

Evento foi realizado nesta terça-feira (04) e marcou o lançamento do Guia Prático para Construção de Calçadas

05/12/2018

Em evento com palestras sobre acessibilidade, mobilidade e urbanização o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na tarde desta terça-feira (04). Na ocasião, foi lançado o Guia Prático para Construção de Calçadas, publicação idealizada pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Crea-BA.

Para o vice-presidente do Crea-BA, engenheiro agrônomo Jonas Dantas, a atuação do Conselho não pode ficar restrita a fiscalização do exercício ético-legal das profissões da área tecnológica. “Não poderíamos deixar pautas tão importantes como acessibilidade de fora das nossas discussões junto à sociedade”, coloca. O coordenador do GT, engenheiro civil Neuziton Torres Rapadura apresentou o trabalho do GT e trabalhos desenvolvidos, a exemplo de vistorias em pontos de grande concentração de pessoas de Salvador, além de convidar a sociedade para participar do grupo em 2019.

A representante da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP) na Bahia e em Sergipe, Gabriela Saraiva de Aquino Lima realizou a palestra “Calçada, Conectividade e Acessibilidade”, destacando a importância dos passeios. Segundo a engenheira, 20% das calçadas não possuem pavimentação, impossibilitando que pessoas com deficiência possam se locomover. Citou ainda larguras inadequadas entre outras dificuldades. Com o acervo de fotos pessoais, trouxe imagens de diversas calçadas danificadas, quebradas e com pisos direcionais confusos e falou sobre a importância de abordar o assunto. “É muito bom discutir e tema que é tão apaixonante para mim e de extrema relevância para a sociedade. É preciso que a sociedade dê a devida importância”, ressalta.

Complementando as contribuições de Ana Gabriela, o assessor da Secretaria de Mobilidade de Salvador, Diego Pereira Pires Ferreira, ministrou a palestra “Urbanização” e destacou que além de analisar a topografia da cidade e todos os aspectos que precisam ser estudados, um caminho para facilitar a mobilidade urbana é também a consciência social. “O espaço público é um meio comum, as pessoas precisam se preocupar com os outros, ter responsabilidade com o transporte”, contou.

A professora Ilce Marília Dantas, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia encerrou o evento com a palestra “Mobilidade Inclusiva e Acessibilidade”. Ressaltou os avanços da legislação brasileira com Política Nacional de Mobilidade Urbana, mas destacou que é necessário uma contrapartida da sociedade para que se tenha mais eficiência na prática. “A sociedade precisa ter consciência, pensar no outro. A lei é importante, mas as pessoas devem desenvolver empatia e colocar em prática tudo que a legislação propõe”, finalizou.

Guia Prático para Construção de Calçadas
O Guia foi idealizado pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Crea-BA e pensado como forma de orientar o poder público e a sociedade com as definições de calçadas ideais, as dimensões mínimas, normas atualizadas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Conheça a cartilha

Bruna Valente
Ascom Crea-BA