Crea realiza reunião itinerante em Brumado

Evento aproximou o Conselho dos profissionais e empresas da região

06/12/2018

O potencial mineral da região de Brumado foi destaque da Reunião Itinerante da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas. Na ocasião, os conselheiros se reuniram com profissionais da cidade e inspetores para tratar sobre a exploração de rochas ornamentais, talco, urânio, ferro, magnesita, argila, esmeralda, dentre outras, bem como atividades que movimentam a economia regional, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

Ainda na ocasião foram tratadas as dificuldades em torno da ação fiscalizatória na área de geominas, diante das especificidades da área e acessos difíceis. Outro ponto destacado foi a exploração de água subterrânea, que somente na região dispõe de 20 empresas relacionadas à atividade. “Cada inspetoria está sendo orientada a trabalhar com as informações geradas pela Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas no sentido de buscar a regularização das empresas e consequentemente contratação de profissionais legalmente habilitados para a execução de atividades de mineração com a devida orientação técnica, gerando qualidade dos serviços e segurança para a população”, observa o coordenador, geólogo Luíz Rogério Bastos Leal.

A Câmara visitou o IFBA, onde está instalado o curso de Engenharia de Minas. Em conversa com o coordenador pedagógico da graduação, Ladimilson Parra de Araújo, os conselheiros conheceram o projeto do curso, aprovado em 2017 pela reitoria, e que buscou referências nas universidades federais da Bahia e de Pernambuco, além de atender diretrizes do Ministério da Educação. “Tomamos conhecimento de que existe um foco importante na área ambiental e também será contemplado a área de hidrogeologia. É importante que o curso atenda ao dispositivo da Resolução 1073/2016 do Confea, no sentido do profissional egresso do curso ter as atribuições para o exercício pleno na área da Engenharia de Minas”, pontua.

O colegiado visitou à Mineração Magnesita e realizou reunião na Inspetoria de Brumado. Participaram dos eventos os conselheiros Ocemar Pinheiro Furquim de Almeida, Antonio Neves Cerqueira, Marjorie Cseko Nolasco, Ivanara Pereira Lopes dos Santos, Ubirajara Lira Gomes Junior, Leonardo Soares Marscarenhas, Luiz Rogério Bastos Leal e Michele Ramos.

Nadja Pacheco

Edicão 61 | 2018