Crea-BA fiscaliza obras em todas as cidades da Bahia em 2018

09/01/2019

As fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia conseguiram chegar a todas as cidades do estado no ano de 2018. Essa é uma conquista para todos os profissionais e também para a sociedade, que cobra do Conselho a atuação no interior, principalmente nos que ficam mais afastados dos grandes centros urbanos.

Dados levantados pela Coordenação de Fiscalização do Crea-BA mostram que em 2018 foram realizados 35.825 atos fiscalizatórios, nas 417 cidades do estado. O número é 17% maior do que em 2017. Vale destacar ainda que as fiscalizações geraram 9.111 autos de infração. A diferença entre os atos de fiscalização e os autos de infração demonstram que a fiscalização do Crea-Ba em 2018 esteve voltada para um propósito orientador e educativo, sem a intenção de simplesmente punir ou multar.

É fundamental que os profissionais e a sociedade estejam cientes que um dos principais papéis do Conselho é fiscalizar o exercício legal da profissão, garantido que as obras e serviços sejam executados com a presença de um profissional habilitado e, principalmente, com segurança para a sociedade.
Neste aspecto, atuando como um órgão fiscalizador, o sucesso do Crea Bahia se dá quando essas ações conseguem conscientizar profissionais e empresas da importância da regulamentação para que se evitem problemas de execução nos serviços ou obras que são realizadas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Outros números – Em 2018 o Crea-BA realizou quatro Fiscalizações Preventivas Integradas, entre elas as FPIs do São Francisco e a que atuou em Museus e Bibliotecas de Salvador. Foram também 10 Forças Tarefas. As ações especiais aconteceram nas regiões de Santa Maria da Vitória, Extremo Oeste, Jacobina, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Guanambi/Brumado, Camaçari/Litoral Norte, Bom Jesus da Lapa e Musesu e Bibliotecas.

Edição 63 | 2019