Destaque / Notícia em destaque

Primeira plenária do ano define nova diretoria e comissões

Reunião aconteceu ontem segunda-feira (14) e deu posse aos novos conselheiros

15/01/2019

Muitas decisões foram tomadas na primeira plenária de 2019. Dentre elas, a composição da nova diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), assim como as comissões permanentes de Ética e Mérito, Renovação dos Terços (CRT), Orçamento de Tomada de Contas (COTC), Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e também quem serão os representantes do Plenário junto as Câmaras Especializadas. Foi apresentado também o relatório de ações 2018 e o planejamento para 2019.

O presidente do Crea-BA, Luis Edmundo Prado de Campos abriu a solenidade apresentando os resultados de 2018. O relatório apontou que foram registradas mais de 170 mil Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), quase 10% a mais que o ano anterior. As Certidões de Acervo Técnico (CAT) estão sendo liberadas dentro do prazo da carta de serviço, apesar de todo passivo encontrado em janeiro de 2018. O relatório apontou ainda uma redução de 20% nos gastos dos contratos sob demanda e pontuou o importante trabalho na revisão e melhoria dos procedimentos do atendimento.

Encerradas as apresentações, o plenário foi aberto para votação e a nova diretoria do Crea-BA foi composta pela engenheira civil, Karen Daniela Melo; o geólogo, Luiz Rogério Bastos; a engenheira sanitarista e ambiental, Mariluce Domingos, o engenheiro florestal, Dalton Longue; o engenheiro civil, João Coelho da Costa; o engenheiro eletricista, Natalino Medeiros; e o engenheiro mecânico, Mário Fausto Jalil. Fazendo parte do segundo ano da diretoria, a engenheira sanitarista e ambiental, Mariluce Domingos pretende dar continuidade nos objetivos já conquistados. “Queremos avançar nas melhorias, apresentando novas ações para atender as demandas da sociedade e dos profissionais do sistema”.

Além das votações para diversas comissões, a solenidade prestigiou os novos conselheiros que tomaram posse do cargo. Os profissionais têm a responsabilidade de contribuir com as decisões nas plenárias nos próximos três anos. Assumindo pela primeira vez o cargo, a geógrafa, Aline Correia, representante da Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo) conta quais as suas expectativas como conselheira. “Quero fortalecer a modalidade dentro do Sistema, visando à valorização do profissional e promovendo cada vez mais as atribuições da classe”, disse.

Ações para 2019

Para 2019, o Conselho visa reduzir ainda mais os prazos de atendimento, ampliar convênios com órgãos e instituições e investir em geoprocessamento para realizar fiscalização inteligente.

Bruna Valente e Gustavo Coutinho

Ascom Crea-BA