Crea apresenta projetos para 2019/2020 em evento

Evento será realizado nesta sexta-feira (22), às 9h, na Reitoria da Ufba

20/03/2019

Projetos relacionados a utilização de georreferenciamento na fiscalização e engenharia pública serão apresentados à sociedade nesta sexta-feira (22) durante a realização do Integra Crea-BA. O evento, que será realizado na Reitoria da Ufba, às 9h, também será marcado pela distribuição de capacetes aos calouros da universidade. O material foi confeccionado pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) e será utilizado pelos estudantes durante as aulas práticas.

Ainda dentro do projeto Integra Crea-BA, serão lançados os colégios consultivos, criados para discutir temas de interesse comum e que possam transformar a vida dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Os colégios são órgãos consultivos que vão integrar a estrutura de suporte do Crea-BA e estabelecer uma maior aproximação e articulação com diversos atores do mercado. Durante o evento serão lançados os Colégio de Entidades Empresariais, Colégio de Representantes Institucionais, Colégio de Ex-Presidentes do Crea-BA, Colégio de Órgãos de Controle e Colégio de Serviços Públicos, inéditos no cenário nacional. (confira abaixo mais informações).

Como resultado desses fóruns espera-se a realização de eventos temáticos sobre assuntos que estejam em pauta e se relacionem com os temas debatidos nas reuniões; a criação de pontes entre os grandes contratantes e os profissionais, para que sejam compreendidos as necessidades e melhore a empregabilidade nos mercados da engenharia, agronomia e geociências, além de parcerias entre os diversos órgãos que visem viabilizar o financiamento de pesquisa, projetos inovadores e curso de capacitação profissional.

O Integra Crea-BA marca o lançamento dos projetos do Conselho para os anos de 2019-2020, com a gestão do presidente Luis Edmundo Campos. Participam do evento o presidente do Confea, Joel Kruger e o presidente da Mútua Paulo Guimarães, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

Georreferenciamento – A partir de convênios celebrados com diversas instituições e empresas, o Crea pretende por meio do georreferenciamento consumir as informações dos bancos de dados de forma automática durante o ato fiscalizatório. A ferramenta também dará dimensão do potencial a ser fiscalizado, otimizando os serviços. A iniciativa já existe nos Creas Goiás e Paraná.

Para o presidente do Crea, engenheiro civil Luis Edmundo Campos, a iniciativa fortalece a ideia de ampliar a atuação do Conselho diante da sua dimensão social e importância estratégica para desenvolvimento do estado, mercado de trabalho e sociedade. “Queremos estar mais próximos e articulados com a sociedade”, acrescenta.

Conheça mais sobre cada grupo colegiado.

Colégio de Instituições de Ensino:

O grupo já existe e reúne dentro do Crea Bahia representantes de Instituições de Ensino Superior que tenham cursos registrados no Conselho.

Colégio de Entidades de Classe:

Um importante braço de atuação no Crea Bahia, atualmente composto por representantes das Entidades de Classe ligadas às profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

Colégio de Inspetores:

Reúne representantes da Presidência do Crea Bahia no interior do estado. Atualmente, o Conselho tem 26 inspetores e cada uma conta com um Inspetor Chefe e dois Inspetores Adjuntos.

Colégio de Entidades Empresariais:

Será formado por representantes de Entidades Empresariais e Sindicais Patronais dos principais segmentos econômicos da Bahia. Poderão fazer parte também empresas registradas no Crea Bahia. O grupo vai permitir um diálogo estratégico com os responsáveis pelo desenvolvimento econômico estadual e que impactam diretamente na rotina do Conselho.

Colégio de Representantes Institucionais:

Será formado pelos representantes institucionais do Crea Bahia junto aos Conselhos Estaduais e Municipais e órgãos colegiados. O propósito deste grupo é buscar um entendimento e um posicionamento unificado dos representantes do Crea Bahia onde ele estiver presente.

Colégio de Ex-Presidentes do Crea:

O grupo será composto pelos ex-presidentes do Crea Bahia e tem o objetivo de auxiliar a gestão do Conselho na discussão de temas de interesse geral das profissões do Sistema Confea/Crea e também nas soluções da administração do Conselho, através da difusão do conhecimento e das experiências.

Colégio de Órgãos de Controle:

Uma iniciativa pioneira no Sistema Confea/Crea em todo o Brasil, o Colégio será formado por representantes de órgãos de controle nas esferas federal, estadual e municipal. A partir das discussões produzidas no grupo será possível propor ações e encaminhamentos que visem consolidar as políticas de transparência e boa gestão dos recursos públicos, valores necessários para a retomada do crescimento nacional.

Colégio de Serviços Público:

O Crea Bahia também inova com a criação deste colegiado. Nele, estarão presentes os principais contratantes das obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências. Vamos aproximar os anseios dos contratantes da realidade dos profissionais, estabelecer um canal de comunicação eficaz e que vise também melhorar o atendimento do Crea-BA com essas instituições.

Edição 63 | 2019