Juazeiro sedia Reunião Itinerante da Câmara de Segurança do Trabalho

09/08/2019

A decisão por Juazeiro para sediar a reunião da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), no período de 09 a 11 de outubro, deu-se pelo fato de ser um município em franco processo de desenvolvimento, abrigar diversas e tradicionais instituições de ensino superior, além de ter grande contingente de profissionais da área atuando nas empresas e instituições.

Tendo em vista a aproximação entre a CEEST e a sociedade, a ação do colegiado se baseia em mostrar sua abrangência, atribuições legais, matérias que são objeto de discussão, decisões por parte dos conselheiros, e possibilidade de transparência e clareza na atuação dessa câmara que compõe a base do Crea-BA. Na programação desse ano, além das diversas palestras, encontros, debates e visitas, ocorrerá uma reunião (10/09) na prefeitura de Juazeiro, com membros do poder executivo e corpo de bombeiros, que terá como tema a “importância das medidas de prevenção de acidentes e gestão de emergências nos grandes eventos públicos.”

Coordenador da CEEST, José Francisco Ramalho ressalta a relevância da reunião no auxílio dos trabalhos dos engenheiros. “A expectativa habitual dos conselheiros da câmara é de que a sociedade, no particular os profissionais que por ela são representados no Crea, entendam o seu funcionamento e a sua importância na defesa dos interesses dos diretos dos engenheiros de segurança do trabalho” observa.

As Câmaras Especializadas são responsáveis pela análise e a padronização dos procedimentos profissionais em diferentes áreas são feitas pelas Câmaras Especializadas do Conselho. Esses fóruns internos são responsáveis pela emissão de pareceres técnicos sobre uma variada gama de assuntos pertinentes às modalidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea, a exemplo dos julgamentos de infrações e/ou processos de ética. Neste ano já foram realizadas quatro reuniões itinerantes das Câmaras de Química, Geologia, Agrimensura e Elétrica em várias regiões da Bahia.

O Crea-BA dispõe de oito câmaras: Agronomia, Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Histórico: Ao longo dos anos as reuniões itinerantes vêm sendo realizadas em várias regiões da Bahia, e buscam os municípios que dispõem de atribuições necessárias para a realização de assembleias com lideranças da comunidade e representantes locais. Na ocasião também são realizadas palestras acerca de temas afeitos à câmara, entrevista em veículos de informação, e participação de professores universitários e profissionais de diferentes ramos da engenharia no debate aberto ao público.

Confira abaixo a programação no município de Juazeiro:

Dia 10/10 (quinta-feira)

08h  Entrevistas nos veículos de comunicação

10h – Visita à Prefeitura de Juazeiro – BA (“Importância das medidas de prevenção de acidentes e gestão de emergências nos grandes eventos públicos.”)

11h – Visita ao Fórum Conselheiro Luís Viana – Juazeiro–BA (“A importância do profissional habilitado nas Perícias judiciais”)

14h – Visita a Inspetoria do Crea-BA em Juazeiro (Reunião com Inspetores e Fiscais – Ações fiscalizadoras no âmbito da Engenharia de Segurança do trabalho)

15h – Coffee break

15h15 - Reunião da CEEST (na sede da Inspetoria)

18h – Auditório da UNIVASF – Encontro com Professores e alunos; Abertura e apresentação da CEEST; Palestra: “Breve apresentação da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho” – Analista Técnico Giesi Nascimento Filho; Palestra Técnica: “A Importância dos profissionais da Engenharia de Segurança do Trabalho na Prevenção de Acidentes” – Eng. Elizeu Marcos da Silva; Debate aberto ao Público (perguntas e manifestação dos participantes)

Dia 11/10 (sexta-feira)

8h30 – Visita a Vinícola Ouro Verde S.A. (End.: Rodovia BR 235, Km 40, Santana do Sobrado, Casa Nova-BA)

Edição 65 | 2019