X
Acesso aos Serviços

Notícias / Confea

Notícias

Muita cultura e regionalidade é apresentada na ExpoSoea 2019

17/09/2019




Na tarde desta segunda-feira (16), durante o início da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), foi aberta a Exposição da Soea (ExpoSoea) 2019, em Palmas (TO), onde os profissionais e estudantes das áreas tecnológicas poderão conhecer um pouquinho dos 27 estados, apresentados nos estandes espalhados pela feira, além dos estandes do Confea e da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais de Creas.

A ExpoSoea foi aberta pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, pelo presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, e pelo presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia. E ainda lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua que acompanharam o descerramento da faixa inaugural da feira.

A feira funciona de 16 a 19 de setembro, das 11h às 19h. Nos estandes estão sendo expostos cartilhas educativas, folders, vídeos institucionais, além de iguarias típicas regionais.

Confira a expectativa dos participantes que vão acompanhar a 76ª Soea até quinta-feira (19):

Entre os cerca de 3.000 participantes da 76ª Soea, as expectativas em relação ao conteúdo programático são as mais diversificadas possíveis – e não poderia ser diferente, uma vez que esse público se compõe de lideranças nacionais e regionais que sustentam interesses na Engenharia e na Agronomia bastante heterogêneos.

Na opinião do engenheiro Nízio Cabral, ex-presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos de São Vicente, no Litoral Sul do estado de São Paulo, e ex-vice-presidente do Conselho paulista, “os profissionais interessados na excelência técnica das palestras certamente sairão daqui melhores profissionais”.

Já a engenheira ambiental Liane de Moura Fernandes Costa, formada há 11 anos, trouxe a família e amigos à Soea para com eles compartilhar o orgulho de participar do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), onde apresenta trabalho acadêmico produzido em sua nova graduação, desta vez na Engenharia Civil. “Gostei demais da programação, muito abrangente e ao mesmo tempo focalizada em sustentabilidade e infraestrutura, áreas a que pretendo me dedicar na Civil”.

Do ponto de vista de uma conselheira regional, no caso a Engenheira Civil Célia Paiva, “a Soea é uma ótima oportunidade para a interação entre os profissionais, para a troca de ideias e a absorção de conhecimento técnico. Estou ansiosa, porque a programação abrange todas as áreas do interesse tecnológico e foi muito bem definida”.

Rosidelma Guimarães, engenheira sanitarista há 22 anos, compartilha da mesma opinião. “É muito importante essa troca de experiências entre os participantes, pois podemos observar o que está sendo feito de melhor nas suas regiões”, comentou a atual diretora da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, que já participou de algumas Semanas de Engenharia e disse esperar que “este encontro tecnologia e Engenharia possa promover políticas com o objetivo de propor melhorias”.

Para o engenheiro civil e conselheiro Crea-PE, Antônio Cavalcante, é fundamental essa aproximação entre os profissionais: “Essa é minha quarta Soea. Uma das minhas expectativas é aumentar minha rede de contatos, ver profissionais de outros Estados, debater sobre profissões, o Sistema e participar das palestras. Também vou participar do Fórum Jovem porque eu acredito muito na participação do jovem no Sistema”.

O entusiasmo marca a fala de quem estreia na 76ª edição da Semana Oficial. “Essa é minha primeira Soea como profissional. Espero que saiam produtos da Engenharia que, de fato, contribuíam para a retomada do Brasil, pois o desenvolvimento que o país precisa passa muito pela área tecnológica. Não se pode construir um futuro sem construir o hoje. Tudo está mudando e o modo de se fazer Engenharia também. Por isso, temos que aproximar os jovens do nosso Sistema. Participar do Crea Júnior foi muito importante, na verdade um divisor de águas na minha graduação”, afirma Yuri Oliveira Dias, engenheiro de exploração e produção de petróleo (Bahia), e coordenador nacional adjunto do Crea Júnior.

“Estava ansiosa para vir para a Soea, fazer intercâmbio com pessoas de outros estados e participar do Fórum Jovem que vai abordar a questão sobre o caminho da juventude na área tecnológica”, ressaltou Gabriella Caballero, estudante do 5º período de Engenharia Química, que também participa pela primeira vez do maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Reportagem: Guilherme Monteiro (Crea-SP), Erta Souza (Crea-RN) e Letícia Almeida (Crea-DF)
Edição: Julianna Curado (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 65

Edição 65 | 2019


outras edições