X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Cobreap discute importância da manutenção e papel do engenheiro

Evento será realizado de 21 a 25 de outubro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.

18/10/2019

Novas regras estabelecidas pelo Governo Federal para o financiamento imobiliário, como a substituição do trabalho do engenheiro avaliador por modelos estatísticos exclusivos de avaliação do imóvel, como forma de baratear os custos na hora de comprar o imóvel, coloca em xeque não só o mercado para a modalidade, mas também a importância da avaliação para a segurança dos empreendimentos e, consequentemente, dos compradores. Este é um dos assuntos que serão tratados no XX Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap), que será realizado de 21 a 25 de outubro, no Fiesta Bahia Hotel.

Na ocasião, ainda será tratada a questão da importância da manutenção predial para evitar que tragédias como a que ocorreram no Edifício Andrea, em Fortaleza, no último dia 15, se repitam. O desabamento do imóvel matou cinco pessoas e deixou outras feridas. O prédio estava com rachaduras nas colunas e passava por obras.

De acordo com o conselheiro do Crea-BA e representante do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias, engenheiro civil Darkson de Meirelles Fonseca Júnior, o evento será importante para abrir discussões com as instituições financeiras sobre as novas regras do financiamento do imóvel e também sobre a segurança das edificações, garantidas por meio das manutenções prediais. “O XX Cobreap abordará sobre os riscos de se comprar um imóvel sem uma avaliação realizada por um Responsável Técnico Habilitado como um engenheiro. Uma perícia prévia e avaliatória do imóvel traz segurança ao comprador e pode evitar acontecimentos como o desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza”, acrescenta.

Sobre a questão da alteração das regras do financiamento de imóveis, Darkson Júnior, destacou que o Ibape, como instituição técnica sobre o tema não foi consultado. “Teríamos com certeza mostrado a importância das avaliações e aberto discussões sobre o assunto com as instituições financeiras. Esta decisão, se prosseguir, poderá trazer muita insegurança e prejuízos à sociedade!”, alerta.

Em sua 20ª edição, o Cobreap contribui com o aprimoramento dos profissionais da área da Engenharia e Agronomia em todo Brasil. Cada edição traz diversos ícones de todo o Brasil para mostrar o que se tem feito de melhor na área, contribuindo, assim, para a padronização de procedimentos e capacitação dos profissionais.

Palestrantes renomados e atuantes das várias especialidades técnicas trocarão conhecimentos sobre o que há de mais atual nas Avaliações e Perícias de Engenharia. O congresso será distribuído em workshops, painéis e apresentação de trabalhos inéditos, além de cursos pré-congresso nos dois primeiros dias, onde serão debatidos temas de grande interesse da classe. Durante o evento será realizada mais uma etapa da Certificação Profissional em Engenharia de Avaliações.

Inscrições, programação e demais informações sobre o XX Cobreap podem ser acessadas no site do evento: http://www.cobreap.com.br/2019/

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 65

Edição 65 | 2019


outras edições