X
Acesso aos Serviços

Notícias / Crea-BA

Notícias

Regularização fundiária atrai profissionais para seminário no Crea

06/12/2019


Profissionais discutiram na manhã desta sexta-feira (06) a Atuação Técnica na Regularização Fundiária Rural e Urbana no seminário gratuito promovido pelo Crea, por meio da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura. Na ocasião, foram tratados temas como certificação e titulação de imóveis rurais, limites territoriais e atuação nos processos do Reurb- conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de núcleos urbanos informais. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais do Crea do Facebook e Youtube.

Na abertura do evento, a chefe de gabinete, Elisângela Saraiva, representou o presidente do Crea, Luis Edmundo Campos. Ela falou sobre a importância do evento e da disposição do Conselho em apoiar capacitações do gênero. A coordenadora adjunta da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, Márcia Virgínia, destacou a importância dos eventos para o mercado. “A regularização fundiária está despontando há dois anos e precisamos estar aptos para atender os municípios, por isso é importante que o Crea, a Mútua e as entidades apoiem eventos como esse”, observa.

Emanuel Alves, diretor da Mútua, fez uma apresentação sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Destacou a importância de os profissionais reconhecerem à Mútua, que completa no dia 07 de dezembro, 42 anos. “A Caixa está disponível para atender às demandas de capacitação dos profissionais para poder servir bem à sociedade”.



A engenheira agrimensora e consultora, Lindivânia Oliveira, fez uma abordagem sobre a titulação de imóveis rurais. Destacou pontos como a humanização da engenharia, os benefícios da titulação e as modalidades de regularização fundiária. O analista do Incra, Miguel Neto, falou que o Brasil possui 7 milhões de imóveis cadastrados e 590 mil certificados, o que corresponde a 318 milhões de hectares e 37,5% do território nacional. Em sua palestra chamou ainda atenção para credenciamento online, uso de sensoriamento remoto e bases cartográficas digitais, certificação automatizada e auditoria.

No período da tarde, os participantes assistiram palestras sobre os Limites Territoriais Intraurbanos e atuação técnica dos processos de Reurb, pelo geógrafo Anderson Gomes e a engenheira agrimensora Márcia Virgínia, respectivamente.

Fonte: Ascom Crea-BA

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

notícias

ver todas

revista

Revista 66

Edição 66 | 2019


outras edições