Câmara de Mecânica disponibiliza e-book com informações sobre vistoria dos trios

11/02/2020

Baixe o e-book aqui

O Carnaval está chegando e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia já está nas ruas de Salvador realizando a tradicional fiscalização do exercício profissional nas estruturas de todos os circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha), bem como dos trios elétricos e carros de apoio. Este ano a novidade é o lançamento do e-book “Rotina Sequencial Básica de Vistoria para o Carnaval”, disponibilizado gratuitamente pela Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, coordenada pelo engenheiro de produção Roberto Bahiana.

A publicação possui informações sobre os serviços de vistoria, montagem e manutenção dos trios elétrios, entre outros dados relacionados à festa. De acordo com o analista técnico da Câmara de Mecânica, Pedro Rios, a criação do material foi motivada pela necessidade de mostrar aos profissionais a importância de o trabalho ser feito da melhor forma, seguindo as normas. “Salvador tem uma grande festa e recebe muita gente nesta época. É importante que o profissional faça cumprir o necessário para o bem e defesa da sociedade”, explica.

Atualmente o Crea disponibiliza aos profissionais modelos de laudo técnico para o adequado preenchimento para cada equipamento vistoriado, onde são exigidas informações especializadas necessárias à avaliação dos equipamentos e dimensionamento de sua capacidade. O Crea, no cumprimento de sua competência fiscalizadora do exercício profissional, disponibiliza esse material que traz recomendações do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, por meio das Resoluções nº 210 e 211/2006, que estabelecem os limites de peso e dimensões para veículos que transitam por vias terrestres e os requisitos necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga – CVC.

Estrutura fiscalizada - Além dos trios e carros de apoio, o Crea fiscaliza o exercício profissional das engenharias, agronomia e geociências nos palcos, arquibancadas, camarotes, praticáveis e pórticos (iluminação/luminosos).

Nadja Pacheco

Edição 66 | 2019