9º Encontro de Líderes do Sistema é realizado em Brasília

14/02/2020

Foi aberto na quarta-feira (12/02), em Brasília, o 9º Encontro de Líderes de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento, que reúne lideranças de todo o Brasil, será realizado até a sexta-feira, 14, e tem uma programação extensa, com reuniões colegiadas, ações parlamentares e palestras acerca de assuntos relevantes para as profissões do Sistema Profissional.

Entre as lideranças presentes estão os presidentes de Creas, coordenadores de câmaras especializadas e comissões, representantes das entidades de classe, conselheiros federais, diretores regionais da Mútua e o presidente do Confea e o Diretor Geral da Mútua.

O presidente do Confea, Joel Kruger, destacou que tem procurado resgatar a ideia de um Sistema Profissional formado pelo Confea, a Mútua Nacional, os 27 Creas e as 27 Caixas de Assistência da Mútua. Falou ainda sobre as ações que foram produzidas pelo Conselho Federal em 2019, destacando a valorização das profissões e a evolução das práticas de fiscalização, além do contato permanente com as lideranças parlamentares em Brasília para discutir os assuntos de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociências. Kruger lembrou ainda que em 2019 foram mais de 500 mil fiscalizações e que a Assessoria Parlamentar tem acompanhado 600 processos que tramitam no Congresso Nacional.

Já o diretor-geral da Mútua, Paulo Roberto Guimarães, citou que em 2020 se comemora os 15 anos do plano de previdência da instituição, que tem acumulado bons rendimentos ao longo do ano. Ressaltou ainda que em 2019 foram distribuídos R$ 255 milhões  em benefícios para os profissionais.

Presente durante o Encontro de Líderes, a deputada federal Flávia Moraes destacou a importância dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua para a construção do Brasil e se colocou à disposição para ser uma voz dos Creas e do Confea na Casa Legislativa. Quem também compareceu para dialogar com as lideranças da Engenharia, Agronomia e Geociências foi o senador Francisco Rodrigues, que apontou os conselhos como instituições fortíssimas e com uma contribuição fantástica para o país. O senador foi responsável por desarquivar o projeto de lei que visa tornar atividade de estado a atuação de engenheiros e agrônomos na carreira pública, que foi aprovado na Câmara Federal e está em tramitação no Senado Federal. A expectativa do parlamentar é que a aprovação seja ainda em 2020.

Pela Bahia, estão presentes o presidente do Crea, além de conselheiros regionais, coordenadores de câmaras especializadas, comissões e diretores da mútua. O presidente Luis Edmundo participa das reuniões do Colégio de Presidentes de Creas e enxerga o momento como uma oportunidade de melhorar as práticas do Conselhos Regionais e atuar de forma mais assertiva nas atividades de fiscalização e valorização profissional. Destaca ainda que a manutenção da agenda parlamentar na programação é estratégica para aproximar as demandas dos profissionais com as casas legislativas.

Edição 66 | 2019