Conselheiros baianos encerram mandatos de Coordenação Nacional

14/02/2020

O Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece em Brasília entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2020, é o momento em que se renovam as coordenações das Câmaras Especializadas Nacionais do Confea, com a representação de profissionais de todos os estados do Brasil. Para a Bahia, foi o encerramento dos mandatos de dois conselheiros regionais do Crea que estiveram à frente dos trabalhos nas suas respectivas Câmaras no ano de 2019.

Na Câmara Especializada Nacional de Geologia e Engenharia de Minas, o engenheiro de minas Ubirajara Lira encerrou o seu mandato como conselheiro regional titular e como coordenador nacional do colegiado. Ele destacou que foi um ano em que as profissões da Câmara estiveram em muita evidência por conta dos acidentes com áreas de mineração, que aconteceram em alguns estados do Brasil. “Nosso Sistema parou para analisar como a engenharia está atuando neste setor, tivemos a oportunidade de conversar com a sociedade e fechar acordos de cooperação que melhoram nossa atuação”, lembrou apontando a importância do profissional habilitado para solução desses desafios. Sobre a relação com a sociedade, Lira destacou que as participações em audiências públicas mostraram que os engenheiros de minas e geólogos são profissionais habilitados e estratégicos dentro do setor mineral, visando a proteção da sociedade.

Já na Câmara Especializada Nacional de Engenharia de Agrimensura, o conselheiro regional Joseval Carqueija encerrou mais um ano de coordenação em 2019, completando dois anos à frente do colegiado. Para o engenheiro agrimensor, foram dois anos proveitosos e com mudanças na metodologia de trabalho. “Trabalhamos a pauta em cima de demandas de interesse do Sistema Profissional, como a fiscalização. Discutimos sobre o acobertamento e fizemos propostas para facilitar a fiscalização dos Creas nestas atuações”, informou. Ao finalizar, Carqueija falou ainda da importância do combate ao exercício ilegal da profissão e citou a preocupação no uso de Drones e VANTs, ressaltando a importância da presença do profissional habilitado para a segurança da sociedade.

Edição 66 | 2019