Veja como funcionarão as Câmaras de Mediação e Arbitragem no Crea-BA

20/02/2020

- Chamamento Público nº 01/2020

O Crea-BA publicou chamamento público para seleção de propostas de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que tenham por objeto a solução de conflitos se utilizando dos instrumentos legais de mediação e arbitragem.

Por meio de acordo de cooperação firmado entre os entes selecionados, os conflitos em que pelo menos uma das partes seja profissional ou empresa sujeito à fiscalização do Crea-BA ou que a natureza do conflito envolva fatos ou situações em que os conhecimentos dos profissionais registrados no Crea-BA sejam relevantes ou necessários para melhor deslinde do conflito, serão apreciados em reuniões realizadas em espaço cedido pelo Crea-BA, na sede e nas inspetorias, sem nenhum custo para o Conselho.

Somente serão selecionados interessados que possuam Câmaras de Mediação e Arbitragem com regulamentos internos e com quadro de mediadores e árbitros constituídos por profissionais registrados no Crea-BA.

Com os acordos de cooperação previstos, pretende-se que os conflitos envolvendo questões de engenharia, agronomia e geociências sejam solucionados com mais rapidez e a menor custo, com inegáveis vantagens para as partes interessadas.

Com a contínua divulgação desses acordos, é de se esperar que os contratantes de serviços realizados pelos profissionais do Crea se sintam mais confiantes nessas contratações por disporem de um mecanismo mais simples e mais econômico para dirimir e resolver conflitos oriundos dos contratos firmados.

Outro resultado positivo esperado é a expansão do mercado de trabalho para os profissionais do Crea-Ba que atuam neste segmento de mercado ou que nele pretendam ingressar.

Edição 66 | 2019